Vídeo publicado em 13/01/2018 • Ji-Paraná

Prefeitura divulga estado de alerta para surto de dengue

 

 

Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypt, o LIRAa, Ji-Paraná está em estado de alerta para surto de dengue. O relatório apontou ainda que 44% dos criadouros estão dentro dos quintais. Para combater o mosquito é preciso que a população colabore na eliminação dos locais que acumulem água, como tampinha de garrafa, copos e latas de tintas.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está mobilizando os moradores para que façam uma faxina nos quintais toda sexta-feira. “Vamos colaborar eliminando os criadouros em casa, pois isso pode nos fazer perder essa briga para o mosquito”, pediu a diretora do departamento, Emanoela Sousa.

Apesar do estado de alerta, o número de casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes está controlado em Ji-Paraná. Em 2017 a Prefeitura registrou 313 notificações de casos suspeitos de dengue, 10 casos confirmados por critério epidemiológico para zika vírus, 08 casos positivos laboratorialmente para chikungunya, conforme dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

 

Testes rápidos - Quem tiver algum sintoma das doenças é importante procurar o médico. Ele encaminhará, caso necessário, ao Laboratório de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), onde serão feitos testes rápidos para dengue, zika e chikungunya. O resultado fica pronto em 20 minutos. Caso o teste dê positivo, o paciente inicia o tratamento e a equipe do laboratório colhe a sorologia e encaminha ao Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia, o Lacen, em Porto Velho, onde será feita a confirmação. O próximo passo será a aplicação do fumacê na região onde mora o paciente para eliminar os mosquitos.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Ascom Av. Dois de Abril, 1.701, Bairro Urupá, Ji-Paraná, RO, CEP 78.961-904 (69) 3423-1213 – E-mail: decomjiparana@gmail.com

Outras Fotos

VEJA TAMBÉM

Você também pode se interessar por esses vídeos relacionados

 

22/06/2018 • Ji-Paraná

Prefeitura realiza capacitação de diretores e entrega livros

22/06/2018 • Ji-Paraná

Sebrae e prefeitura lançam programa Porto Velho Empreende

20/06/2018 • Ji-Paraná

Prefeitura de Ji-Paraná faz recadastramento de famílias indí...

19/06/2018 • Ji-Paraná

Ji-Paraná supera meta na Campanha Contra a Gripe

14/06/2018 • Ji-Paraná

Prefeitura de Ji-Paraná convoca professores aprovados em Con...

Envie sua Sugestão

©Copyright 2014 - Todos direitos reservados a www.webcactv.com.br

Netmidia - Soluções Digitais